quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Blusa Branca para o reveillon


Material

1 novelo de linha Pingouim Bella branca

1 novelo de linha Anne branca

Agulha de croche

Tear de Pregos

Ponto Meia e Rabo de Gato

Quantidade de Pregos 32

Cala 3 cm

Manequim 40;42


Modo de fazer:
Coloque 32 pontos (Ponto Meia) no tear. Se preferir faça uma correntinha na primeira carreira para segurar o trabalho, se utilizar a correntinha faça com pontos bem frouxos para que o trabalho não perca a elasticidade. Faça 5 carreiras de ponto meia.
Na carreira de baixo pegue o ponto do 1º prego e passe para o segundo deixando o anterior livre. Faça isso com todos os pregos desta carreira. Na carreira superior passe o ponto do 2º prego para o primeiro deixando o próximo livre.
Agora passe o fio apenas nos pregos que tenham pontos deixando os outros livres por enquanto. Abaixe os pontos. Passe o fio mais uma vez apenas nos pregos com pontos e baixe os pontos para cair à trama. Agora passe o fio por todos os pregos (32) abaixe os fios. Continue o trabalho em ponto meia por aproximadamente 32 centímetros ou até alcançar a altura do busto.

Detalhe em Ponto Rabo-de-gato. Agora passe o fio em ponto rabo-de-gato – são 3 carreiras ao todo. Começando o decote: (você pode trabalhar nesta parte com os 2 fios ou mais para que o trabalho fique bem fechado). Passe o fio em ponto meia pelos 32 pontos, abaixe para cair a trama. Agora você vai trabalhar com a metade dos pregos aqui estamos trabalhando com 32 pregos então trabalharemos por enquanto com 16 pregos. Passe o fio pelos 16 pregos, faça 3 carreiras. Agora comece a redução, reduza um ponto de cada lado, faça 3 carreiras. A cada 3 carreiras reduza um ponto de cada lado até ficar com 2 pontos. Faça mais uns 10 centímetros. Arremate. Faça o mesmo com o outro lado.
Costas: a parte de trás deve seguir o mesmo procedimento até o ponto meia depois do detalhe em rabo-de-gato.
Para fechar o trabalho utilize a própria correntinha formada pelos pontos ou se preferir utilize uma agulha para tapeçaria.
Deixando seu trabalho ainda mais bonito: termine com ponto em crochê ou qualquer outro trabalho que você conhecer.

Um comentário:

re disse...

bom dia Elaine. ESTOU APERNDENDO A TEAR. ADOREI TEUS TRABALHOS E AS DICAS Q DÁS. NÃO APRENDI A FAZER O PONTO CRUZ. SERÁ Q MANDARIAS P MEU EMAIL? REHUPPES@HOTMAIL.COM.

TE AGRADEÇO